quarta-feira, 9 de abril de 2014

VANTAGENS  E  DESVANTAGENS  DA  REFRIGERAÇÃO  ELETRÔNICA
  Verificando o efeito PELTIER em produtos no mercado e em equipamentos para laboratórios, pode-se verificar uma grande vantagem sobre os outros equipamentos em relação a economia de energia.
  O bebedouro eletrônico em relação ao bebedouro a compressor; ele economiza 40% de energia.
   Em uma adega termoelétrica para 6 garrafas consome por volta de 75w, enquanto uma adega a compressor consome 0,085 kW/h.
  Para adegas de até 12 garrafas, muito provavelmente, utilizam placas PELTIER. Isso indica que até esta capacidade de refrigeração ainda tem-se condições de manter a temperatura exigida mas seu limite de atuação com eficiência é de até 3m³. Assim temos que considerar uma desvantagem.
  Contudo, lembre-se que a utilização da pastilha PELTIER tem três grandes vantagens que fazem deste dispositivo assunto para maiores investigações e estudos pois são muito econômicos; silenciosos e não provocam vibrações.
 
DIMENSIONAMENTOS
  O cálculo de carga térmica se faz necessário devido a necessidade de se saber qual é a potência térmica necessária para satisfazer os parâmetros do projeto. Através do valor da potência térmica obtida nos cálculos poderá ser definida a célula PELTIER mais adequada disponível no mercado.
  Além do exposto, para cada material termoelétrico, o coeficiente de efeito frigorífico depende, da configuração geométrica adotada (secção e comprimento dos termopares), das temperaturas das fontes quente e fria e da intensidade de corrente.
   Assim para temperaturas de 45°C e 5°C um determinado termopar apresenta variação . O projeto realizado é bem simples, para esse tipo de projeto pode-se basear os cálculos térmicos em unidade de energia conhecida como,  BTU (British Thermal Unit) – (Unidade térmica Britânica).

  BTU é uma unidade de medida não-métrica (não pertencente ao SI) utilizada principalmente nos Estados Unidos, mas também utilizada no Reino Unido. É uma unidade de energia que é equivalente a 252,2 calorias e a 1055 joules.
  Entre 778 e 782 ft.lbf (pés-libra-força).
  A quantidade de 1 BTU é definida como a quantidade de energia necessária para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água em um grau fahrenheit. Para se derreter a mesma massa de gelo, é necessário 143 Btu. 1Watt é aproximadamente 3,41BTU/h.

Exemplo:
 
 Temos 60 Watts dissipados pela célula de PELTIER, se usada nessa configuração.
60 Watts x 3,41BTU/h = 204,6 BTU/h.
  Em média 600BTU são suficiente para gelar uma área de 1m².
  Como a caixa térmica tem apenas 7 litros.

  Vale lembrar que estes valores de calculo é somente um exemplo e não é os valores que dimensionamos para o nosso projeto.
 Nas próximas publicações colocaremos os valores reais do protótipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário